
REFLUXO GASTRO-ESOFAGEANO
O refluxo gastroesofágico é uma condição na qual o conteúdo ácido do estômago retorna para o esôfago, causando sintomas como azia, regurgitação ácida e desconforto torácico. Essa condição é comum e pode ser desencadeada por diversos fatores, como dieta, obesidade e tabagismo.
O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em casos graves, procedimentos cirúrgicos.
A cirurgia é indicada para os paciente que não tiveram um resultado adequado no tratamento do refluxo com mudança comportamental e medicamentoso, e esta pode ser realizada por Cirurgia Robótica ou por Videolaparoscopia os métodos mais comumente escolhidos.
Consiste na diminuição do hiato do diafrágma (espaço em que o esôfago atravessa para chegar ao abdome) e na construção de uma válvula, através da torção da parte superior do estômago ao redor do esôfago.
É necessário, durante a recuperação, evitar alimentos sólidos, sendo que na primeira semana, apenas é permitido alimentos líquidos, devido ao inchaço ocorrido pela manipulação dos tecidos, que dificultam a passagem do alimento.
Posteriormente os alimentos deverão ser muito bem mastigados, uma vez que alimentos inteiros poderão entalar na válvula, evitando bebidas gasosas, devido a dificuldade arrotar, que gera um aumento da quantidade de gazes no estômago e no intestino. É importante também evitar engordar, pois isso poderá fazer com que o espaço se abra e haja recidiva da doença.
É necessário a orientação médica para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado para controlar os sintomas e prevenir complicações das quais podemos incluir o câncer de esôfago.








