
PEDRA NA VESÍCULA
Pedra na vesícula, também conhecida como cálculo biliar, é uma condição em que pequenas formações sólidas se desenvolvem dentro da vesícula biliar, de causa desconhecida. Essas pedras podem variar em tamanho e composição, podendo causar dor abdominal intensa, náuseas e vômitos. Fatores de risco incluem dieta rica em gordura, obesidade, emagreciemento rápido e histórico familiar.
O tratamento pode envolver mudanças na dieta e a cirurgia para remover a vesícula afetada.
A cirurgia da vesícula bilar é o único tratamento eficaz para o tratamento de colelitíase (pedra na vesícula). É realizada geralmente por videolaparoscopia, através de pequenos furos no abdome, permitindo em uma recuperação rápida e com muito pouca dor, podendo o paciente, retornar rápido as suas atividades.
A bile produzida pelo fígado, e que era armazenada pela vesícula, continuará chegando ao intestino para auxiliar na digestão das gorduras, através do canal principal chamado de colédoco, não havendo mais reserva, o que explica e raríssimos casos, a má absorção dagordura e consequente diarréia após a ingestão, nos pacientes operados.
Não ha necessidade de tratamento complementar após a cirurgia, tão pouco reposição de vitaminas, uma vez que a bile continua a ser produzida pelo figado em quantidades diárias normais.

